sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RACISMO!

SERVIÇO DE NEGRO

Numa sociedade competitiva como a nossa, o ato de etiquetar o outro como diferente e inferior tem por função definir-nos por comparação,como superiores. Atribuir características negativas aos que nos cercam significa ressaltar as nossas qualidades reais ou imaginárias.
Seria, pois, errado falar em minorias?
Não, uma vez que o conceito de minoria é ideológico, socialmente elaborado e não aritmeticamente constituído.

(Jaime Pinsky. In: Jaime Pinsky, org. 12 faces do preconceito. São Paulo: Contexto, 2000. p. 21-2.)

UMA GUERREIRA CONTRA O RACISMO


A vida inteira o negro será descriminado pela sua cor; Já a partir de quando entrar na escola receberá apelidos de mal gosto como: "Neguinho", "Preto", entre outros.
O racismo está em todas as partes, por exemplo, se uma pessoa "branca" tiver um amigo negro, ele não irá querer conhecer os parentes deles por serem negros e pobres, isso é grave!
Outro exemplo é, há vizinhos em uma mistura de amigos de todos os tipos de cores, mais se os negros brigam eles dizem: " Tinha que ser negro".
Em algumas famílias o racismo era discutido, pois os negros tinham vergonha de suas cores, mas seus pais sempre os defendiam, dizendo que eles não podiam se rebaixar  por serem negros.
Os negros eram feitos para objeto de trabalho pois sofriam muito. Em 1888 foi adquirido condições humanas e deixaram de ser escravos dos outros.

(Caros amigos, fev. 2000. Entrevista "Uma guerreira contra o racismo". In: Rodolfo Ilari. Introdução ao estudo do léxico.  São Paulo: Contexto, 2002. p. 141-2.)












Nenhum comentário:

Postar um comentário